(31) 3016-2002 / (31) 98621-0490
atendimento@unicaengenharia.com.br

Espaços de Saúde – Espaços Humanizados que Trazem Vida

cada projeto deve ser exclusivo e desafiador.


Arquitetura e engenharia transformando os ambientes de saúde para mais acolhedores

Hoje o profissional de Engenharia e Arquitetura vem buscando transformações humanizadas que mudem a concepção estrutural dos ambientes de saúde, sobre tudo decisões decorativas que promovam sensações aos pacientes como se estivessem em casa, fazendo assim com que a sua recuperação seja mais expressiva influenciando assim diretamente no seu processo curativo.
Temos criado nos nossos projetos uma nova maneira de enxergar o ambiente de saúde, fazendo dele uma oportunidade exclusiva de intervenção no processo terapêutico. Essa geração de mudanças significativas nos ambientes dos centros especializados como hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, etc. se dá por meio de projetos inteligentes, sensíveis, agradáveis e puramente interativos com o estado emocional dos pacientes, é algo surpreendente.
Estamos deixando para traz deixando a frieza, monocromia e a palidez das edificações, que a muito já esta comprovado não diminui o stress emocional dos nossos pacientes.
Nesta nova leitura e tendência estamos recriando espaços com caráter receptivo, relaxante e caloroso. Espaços Inusitados !
Não deixamos de trabalhar se quer nenhum detalhe que promova uma maior intensidade nos elementos construtivos como nos pisos, paredes, cores, mobiliários, climatização, acústica, tetos, isolação, iluminação, obras de arte, etc. tudo voltado para uma identidade criada em função de cada especialidade médica. O importante é deixar este espaço o mais confortável possível, como um hotel, totalmente acolhedor.
O engenheiro Homero Primola, diretor da ÚNICA ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, empresa que atua a mais de 20 anos no mercado de saúde de Belo Horizonte e Interior de Minas, expert em planejamento, construção e operação desses espaços reforça, definimos o nosso caminho priorizando o conforto.
Como planejamos, gerenciamos e excutamos esses espaços conhecemos profundamente as necessidades, tendências de mercado e mais do que isso criamos inovações.
Partimos do principio de que um projeto hospitalar deve ser exclusivo necessitando de um orçamento prévio e um planejamento específico onde sejam gerados todos os insumos e serviços a serem realizados, permitindo assim a maior aproximação de valores entre previsto e realizado.
Em nossos projetos contamos com especialistas formados como engenheiros, arquitetos, médicos, técnicos e administradores, que conhecem a fundo todas as etapas de um ambiente hospitalar.
Levamos em conta a relação de eficiência e eficácia, para atingirmos o ponto ideal de equilíbrio.
Somente quem concebe, projeta e executa conhece todo o caminho.
Dentro dessa premissa identificamos as unidades funcionais por meio de programa de necessidades previamente concebido, com as definições de seus ambientes e fluxos.
Por meio deste programa identificamos quem são os atores em cada processo. Médicos, funcionários, pacientes e acompanhantes.
Todo conjunto arquitetônico é definido e varia de espaço em conformidade com a sua utilização, como por exemplo locais de espera como recepções que em nossos projetos são feitos para adicionar satisfação
Para isso introduzimos elementos que trabalham a ergonomia e a afetividade, veja quando cadeiras permitem contato entre paciente e acompanhante, entretenimento com a introdução de videogames para crianças, programas educacionais, livros e revistas, além de um conjunto de elementos construtivos de alta funcionalidade que ajudam no processo de relaxamento e diminuição do stress.
Temos situações onde a umidade do ar controlada bem como a temperatura proporcionando a sensação de máximo conforto, poltronas reclináveis nas salas de quimioterápicos, televisões individuais com programas interativos, wi fi, canal de som individualizado, iluminação por box controlada, além de brises externos que diminuem a insolação e estão totalmente alinhados com as políticas de sustentáveis.
ada espaço e sub-espaço se transforma em um projeto dentro de um projeto, onde são gerados desenhos executivos.
Toda solução é discutida com as equipes que trabalharão aumentando a sinergia, com cada um dos atores, há uma tem participação intensa, eles vivem a fase de projeto e a construção da obra.
Dessa maneira cada projeto é impar promovendo uma estimulação visual positiva e criteriosa.
Também nos preocupamos com a assertividade quanto a utilização de mobiliários, como a exemplo pias e bancadas na altura correta de trabalho, cadeiras e móveis reguláveis, iluminação direcional, disposição adequada e equidistantes de bebedouros, barras de apoio para mobilidade, sistemas de chamada de pacientes em banheiros com painéis sinóticos nas áreas de trabalho de enfermagem.
A comunicação por meio de pictogramas e orientativas não deverem ser esquecidas, vejamos: utilizamos painéis de vidros em locais estratégicos que servem como áreas de plotagem, onde cada tema pode esta ligado a um evento cultural, psíquico ou social. Tudo é conectado, e há um movimento sincronizado e positivo para afetar o emocional das pessoas.
Cada profissional é orientado a estimular a vida de cada paciente e acompanhante, tudo isso interfere no resultado curativo do mesmo.
Quadros, painéis, cores, paisagens, pisos, iluminação, clima, toda essa influência é amigável ao processo de cura.
Cada elemento deve contribuir para saúde do edifício, o simples fato de termos uma iluminação com lâmpadas de alta durabilidade, tintas resistentes e laváveis, uma alta qualidade de produtos, diminuem as intervenções de manutenção e consequentemente, menor stress ao ambiente.
Seres humanos são influenciados pelo seu ambiente, por isso a suavidade destes deve ser algo criterioso, em um cti neonatal o nível de ruído deve ser diminuído ao máximo, pois um bebê prematuro ainda não tem o seu sistema auditivo completamente formado. Tantos são os fatores influenciais no contexto da vivência de um ambiente de saúde que podemos dizer que um profissional desta área vai se formando dia apos dia.
Em uma concepção moderna no ambiente de saúde deve a haver uma convergência entre os recursos humanos, sensoriais e físicos, pois isso afeta diretamente e proporcionalmente na plena recuperação.
>Assim, consideramos que cada projeto deve ser exclusivo e desafiador, de forma a romper com a monotomia e a palidez da edificações.

Artigos • 

Noticias