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Planejamento e Orçamentos

Planejamento previo de toda operaçao do seu projeto ou obra realizada por especialistas!


O Orçamento pode ser considerado como uma das etapas importantes antes de começar uma obra ou uma reforma. É através do orçamento analítico e sintético que verifica-se quanto vão custar os serviços a serem executados e a soma de todos formando o assim o custo final da Obra
Um orçamento profissional gera os seguintes resultados práticos

  • Saber exatamente o quanto será gasto na execução da obra;
  • Ajuda no acompanhamento com a pré-definição de gastos em cada etapa promovendo assim a análise crítica entre previsto e realizado.
  • Proporciona a verificação da alteração de materiais para que o custo da obra caiba no orçamento;
  • Possibilita compras técnicas e não viciadas, permitindo assim ao comprador procurar por descontos de materiais e na contratação de mão-de-obra;
  • Ajuda a planejar o início da obra e todo o seu fluxo operacional.

Antes de fazer o orçamento é preciso que algumas premissas sejam cumpridas porque são os dados delas que vão alimentar o orçamento.

As premissas

  • Possuir um projeto executivo de boa qualidade técnica;
  • Possuir um memorial descritivo dos materiais que serão aplicados;
  • Possuir projetos de detalhamentos claros, bem como projeto executivo que seja o mais abrangente possível.

Elaborando um orçamento

  • Levantamento de quantitativos dos serviços a serem executados: fazer o levantamento dos quantitativos dos serviços a serem realizados como, por exemplo: quantitativo de estruturas, alvenarias, chapisco, reboco, pisos, revestimentos de parede, louças, metais, coberturas, forros, instalações em geral e áreas externas.
  • Fazer as composições de serviços de preços unitários : faça o roteiro com todas as CPUs (composições de preços unitário)
  • Montar o roteiro de orçamento: agora é hora de reunir as CPUs, inserir os quantitativos de casa serviço nas CPUs, inserir todos os custos indiretos. Em seguida, insira todos os impostos que inserem sobre os serviços e os encargos sociais (encargos sociais incidem apenas sobre a mão-de-obra). Some todos os valores dos custos e você terá o custo total da sua obra ou reforma.
  • Inserir BDI:o BDI é a Bonificação e Despesas Indiretas, também conhecida como LDI (lucro e despesas indiretas) é aonde está o lucro da obra. No caso de obras próprias não há esse item. O BDI pode ser de 10%, 20%, 30%, 40%, 100% dependendo do tipo de obra, cliente, mercado. Essa etapa é a final para a montagem do preço. Lembre-se que PREÇO = CUSTOS + LUCRO.

No caso de reforma ou construção própria não existe esse passo. Você não vai cobrar lucro de você mesmo, vai?

Deixar de orçar uma obra ou reforma faz você perder o controle dos gastos e facilmente estourar o orçamento destinado
Jamais inicie sem fazer um orçamento.
Mesmo se sua obra for pequena, ou uma reforma de um banheiro, ou se você não tem experiência, coloque todos os custos em uma tabela de Excel ou em uma folha de papel.